22 de abr. de 2013

ATIVIDADES PARA INFANTIS

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Acróstico – O Meu Tabuleiro de Xadrez 

 Desde o início do Projeto Xadrez na minha turma, o entusiasmo foi percebido de imediato.
O mais legal tem sido o contato, a participação e o interesse de cada aluno com este magnífico jogo, o qual estimula o raciocínio e tantos outros fatores que se somam ao desenvolvimento individual e coletivo.
Neste acróstico, intitulado O Meu Tabuleiro de Xadrez, vê-se um conteúdo capaz de incentivar ainda mais a busca dos alunos pelo inteligente entretenimento com características didáticas, começando pela contribuição desta atividade com a aprendizagem.

Onde ou quando inventaram o Jogo de Xadrez não importa.

Mas dizem ter quase 3 mil anos a sua história,
Embora alguns atribuam a época mais recente.
Uma coisa, porém, é certa: trata-se de algo fascinante.


Todas as peças do jogo são colocadas sobre um tabuleiro e
Alinhadas uma a uma nas duas primeiras colunas e linhas.
Brancas e pretas as suas cores e cada lado tem um rei,
Uma rainha, oito peões, dois cavalos, dois bispos e duas torres.
Logo observar que a casa branca deve ficar à direita do jogador.
E esta é a primeira regra, ou seja, a posição do tabuleiro.
Instrutivo e inteligente ele pode ser definido como didático,
Razão de integrar o currículo de nossas Escolas, embora isto já
Ocorra há anos noutros países, sendo até matéria obrigatória.

Dá para dizer que o Jogo milenar é uma batalha travada
Entre dois exércitos, isto é, o das peças brancas e o das pretas.

Xadrez, para muitos, representa uma distração, para outros
A prática da estratégia, pois requer muita concentração,
Dividindo os lances entre ataque e defesa. A imobilização do
Rei é o objetivo do jogo, vencendo aquele que conseguir isto.
E esta conquista tanto pode ser das brancas quanto das pretas.
Zelo e atenção em todos os movimentos facilitam a vitória.

Autor: Luciano Schuler

Inspirados no grafismo do artista plástico Romero Brito, meus alunos criaram, a sua maneira, os desenhos das peças utilizadas no Jogo de Xadrez: Rei, Rainha, Bispos, Cavalos, Torres e Peões, num conjunto de cores e formas capazes de extravasar a criatividade contida em cada um deles.
                                                                          
Bispo+2a Acróstico O Meu Tabuleiro de Xadrez para crianças

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 Multiplicação: Tabuleiro de Xadrez

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 Multiplicação: Tabuleiro de Xadrez ou Tabline para criançasO tabuleiro de xadrez é composto de 64 casas, divididas em colunas e linhas.
Cada coluna é composta de 8 casas e cada linha é composta de 8 casas.
Sendo, então, um quadrado perfeito, podemos multiplicar espaços de linhas e colunas, utilizando um objeto para marcação.
Na minha atividade utilizei um material de contagem que possuía, mas sugiro os cubinhos pequenos da base 10, pois há uma quantidade suficiente para todos os alunos.
Na utilização do tabuleiro de xadrez podemos compor a tabuada até o 8.
Como meus alunos estavam na aprendizagem do jogo de xadrez, utilizei toda a ideia do tabuleiro.

Mas pode ser utilizada a ideia da Tabline, que os alunos gostam muito, pois podem utlizar pintura ou colagem.
 Multiplicação: Tabuleiro de Xadrez ou Tabline para crianças Cinco borboletas em duas colunas. Total: 10 borboletas.
 Multiplicação: Tabuleiro de Xadrez ou Tabline para crianças Sete borboletas em 5 colunas. Total: 35 borboletas.
 Multiplicação: Tabuleiro de Xadrez ou Tabline para crianças
Seis borboletas em 4 colunas. Total: 24 borboletas.
Desta forma seguem-se, sucessivamente, todas as tabuadas, tanto para multiplicação quanto para divisão na operação inversa, onde se divide o total de borboletas por colunas, obtendo-se o número de linhas.
Fonte :
Multiplicação: Tabuleiro de Xadrez ou Tabline

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