16 de mai. de 2013

Xadrez

Xadrez

http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/xadrez.htm

O xadrez é um jogo de tabuleiro, sendo também considerado como esporte. É disputado entre dois jogadores, utilizando-se de um tabuleiro e 16 peças, sendo representadas por peões, torres, cavalos, bispos, um rei e uma rainha.

 
O objetivo é conquistar o
O objetivo é conquistar o "rei" de seu adversário

3 de mai. de 2013

O XADREZ NA ESCOLA

http://observatorio.esportes.mg.gov.br/blog-icms-solidario/o-xadrez-na-escola
Publicado em 12/11/2012 por

Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email
O Xadrez é um jogo de tabuleiro disputado por dois competidores. É um dos jogos mais populares do mundo. A partida de xadrez é disputada em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate no adversário.
São inúmeros os benefícios deste esporte para seus praticantes. Especialistas afirmam que a prática deste esporte contribui para o desenvolvimento da imaginação, memória, concentração e velocidade de raciocínio. Além disso, estimula o hábito de refletir antes de agir, e ensina a arcar com as responsabilidades dos próprios atos.

XADREZ – Um Exercício para mente

 http://observatorio.esportes.mg.gov.br/alto-rendimento/2013/02/xadrez-um-exercicio-para-mente

Publicado em 08/02/2013 por
Imprimir Salvar em PDF Envie para um amigo por email
O Xadrez é um dos jogos mais populares do mundo! Estima-se que cerca de 605 milhões de pessoas sabem jogar xadrez. Apesar de não estar incluído no Programa Olímpico, o Xadrez é um dos esportes reconhecidos pelo Comitê Olímpico Internacional-COI.
 O Xadrez é composto por um tabuleiro de 64 casas e 32 peças, sendo 16 claras e 16 escuras divididas em peões, cavalos, bispos, torres, dama e rei. Quando o rei de um enxadrista é diretamente atacado por uma peça inimiga é dito que o rei está em xeque. O objetivo do jogo é dar xeque-mate no oponente, o que ocorre quando o rei do adversário se encontra em xeque sem chance de fuga, defesa ou ataque.
Ao contrário do que muita gente pensa, ganhar um jogo de xadrez não é questão de sorte ou azar, mas de estratégia e tática, é o que explica a presidente da Federação Mineira de Xadrez, Luciane Sepulveda. São mais do que conhecidos os benefícios para a saúde trazidos pela prática regular do Xadrez: Desenvolvimento da memória visual, atividade intelectual, percepção, raciocínio lógico, concentração, paciência, planejamento…
O enxadrismo na atualidade é um esporte organizado em campeonatos, torneios, ligas e congressos em nível nacional e internacional. A entidade mundial responsável pelo enxadrismo é a Federação Internacional de Xadrez (FIDE). A nível nacional a reguladora é a Confederação Brasileira de Xadrez-CBX, e em Minas Gerais a Federação Mineira de Xadrez-FMX.No Estado de Minas Gerais, cerca de 200 atletas estão filiados à Federação Mineira de Xadrez.Segundo Luciane Sepulveda, os atletas do Xadrez são classificados pela Federação Internacional através de um método conhecido como Rating ELO, criado pelo físico húngaro Arpad Elo. “Através deste sistema é possível dizer quem são os melhores jogadores de xadrez. O sistema Rating ELO é um sistema estatístico baseado na hipótese de que a performance de cada enxadrista em suas partidas é variável. Desta maneira, o Rating Elo concebe a força de jogo de um enxadrista com uma média entre o desempenho de todos os outros jogadores em determinado torneio”, explica Luciane.
A presidente da Federação Mineira salienta que o título mais alto que um enxadrista pode alcançar é o de Grande Mestre. Para isso é preciso ter uma Rating ELO de no mínimo, 2.500 pontos além de três bons resultados em torneios internacionais onde também participam outros grandes mestres, afirma a presidente da Federação. O norueguês Magnus Carlsen é o campeão mundial mais jovem da história do xadrez. Carlsen conquistou o título mundial aos 19 anos e 32 dias de idade.
                                                                
 

2 de mai. de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL



Como ensinar seu filho a lidar com a frustração?

Aprender a superar as decepções é um exercício para que as crianças se tornem adultos com mais maturidade e menos medos

26/04/2013 11:57
Foto: Nana Sievers

Tão importante quando ensinar a perder é mostrar ao seu filho como ele deve se comportar quando ganha. 
Perder no jogo, tirar notas baixas na escola, não ter o brinquedo que quer. Sentir-se frustrado não é exclusividade dos adultos: a decepção faz parte da vida das crianças e tem papel importante no desenvolvimento delas. Embora nenhum pai queira ver seu filho triste ou sofrendo, é preciso ter em mente que ele vai passar por essas situações em diversos momentos da vida e que elas serão importantes para que a criança amadureça e se torne mais forte.
Aos pais, caberá estar ao lado dos filhos nessas horas, para prestar consolo e dar orientação. "Quem aprende a superar as frustrações na infância se torna um adulto que enfrenta desafios com menos receios e medos", diz Itamara Teixeira Barra, psicopedagoga e coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora do Morumbi. 

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/como-ensinar-seu-filho-lidar-frustracao-739773.shtml?utm_source=redesabril_educar%20&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar&utm_content=amigos&